
ADALBERTO COSTA JÚNIOR PROVA QUE É DESONESTO, MENTIROSO E SEM CARÁCTER
Por: Carlos Alberto (Cidadão e Jornalista)
Acabei de ouvir a entrevista de Adalberto Costa Junior à Rádio Ecclesia, dirigida pelo jornalista Walter Cristóvão. Quem não pôde acompanhá-la que o faça às 20h para aferir tudo o que digo aqui nesta análise.
O candidato a Presidente da UNITA não conseguiu responder, de forma concreta, a nenhuma pergunta feita pelo jornalista. Andou a vaguear em todas as perguntas, incluindo questões que não tinham nada a ver com a pergunta. Não conseguiu dizer, claramente, o que vai fazer caso seja eleito. Isto é grave. Despertou-me atenção a pergunta sobre se defende o perdão ou a prisão aos que delapidaram o país. ACJ já fez tais pronunciamentos em entrevistas anteriores assumindo que defendia o perdão a todos. Há registos! Hoje, como candidato a Presidente da UNITA, não conseguiu mostrar que posição defende, dizendo que fica numa “mediana”, sem explicar bem o que é isso em termos concretos, o que não deixa de ser uma contradição com os seus pronunciamentos no passado. Um político que muda de discurso em função da sua possibilidade de ser Presidente não mostra bons indicadores para os eleitores atentos. É um político troca-tintas.
Sobre a possibilidade de poder contar como vice-presidente, caso ganhe, um dos candidatos concorrentes, nomeadamente Alcides Sakala, Abílio Kamalata Numa, Raúl Danda e José Pedro Kachiungo, afirmou que não quer ter compromisso com ninguém, da mesma maneira que não tem compromisso com nenhuma das pessoas que o apoia na UNITA e fora da UNITA. Isto é pura mentira. O ACJ tinha de achar que todos os angolanos são parvos e estúpidos, ao ponto de achar que não tem compromisso com quem o está a apoiar dentro e fora da UNITA. Isto não existe em nenhuma parte do mundo. Quando um político recebe apoios, estabelece compromissos, sim. E isto é normal. É preciso assumir isso. É uma pura mentira de que está a receber apoios mas não tem compromisso com ninguém. Eu sei que tem estado a prometer bolsas de estudo e cargos a todos os que o estão a apoiar nas redes sociais. E os filhos de Savimbi que o estão a apoiar não têm nenhum interesse? E o co-fundador da UNITA o general na reserva José Samuel Chiwale não tem nenhum interesse em apoiar ACJ? Não é para ir dormir na Assembleia Nacional? Então, está a contar com que UNITA se ganhar, já que não tem compromisso com ninguém? Quer enganar os angolanos? Pensa que todos os angolanos são burros? Respondeu desta forma para mostrar que não conta pôr nos lugares cimeiros da UNITA todos os que estão a concorrer consigo, todos os da ala de Samakuva que defenderam a permanência de Carlos Alberto na ERCA, que já responderam que querem contar com o Carlos Alberto na ERCA. Isto é outra prova que mostra haver desonestidade e falta de carácter para com o seu próprio partido.
Sobre se vai manter ou não Carlos Alberto na ERCA, e se está satisfeito com o seu desempenho na ERCA, também fugiu à pergunta. Disse que é uma questão estratégica que não pretende divulgar. Fugiu outra vez à pergunta, acrescentando que a visão da UNITA é pôr cidadãos apartidários nas instituições e que é esta a sua visão. Na verdade, o caso Carlos Alberto, como apartidário, não é o único. Há outros casos: Tribunal Constitucional, Provedoria de Justiça, CNE, etc.
É falso quando ele diz que o caso Carlos Alberto é a sua visão. Não é verdade. É isto que ele sempre andou a mentir às pessoas para parecer que ele é que tem visão em apostas em apartidários. É falso. A UNITA apostou no Carlos Alberto pela sua trajectória na luta pelo bom jornalismo. Não foi o senhor Adalberto Costa Júnior que o salvou da “fome”, como ele anda a dizer. É uma visão da UNITA no âmbito do Governo Inclusivo e Participativo, que a UNITA defendeu nas eleições de 2017. Foi exactamente em 2017 que Carlos Alberto foi escolhido devido aos seus posicionamentos públicos. Não é uma visão de Adalberto Costa Júnior. É pura mentira. O senhor ACJ não aceitou responder se está satisfeito ou não com o desempenho de Carlos Alberto porque toda a UNITA sabe que foi ele que andou a dizer, dentro de reuniões internas do partido, que a UNITA devia tirar o Carlos Alberto da ERCA, quando o Carlos Alberto fez artigos a denunciar que existia “pactos escuros” entre os grupos parlamentares do MPLA e da UNITA, liderados pelos dois presidentes dos respectivos grupos. Após esse artigo, Adalberto Costa Júnior tentou fazer tudo para que a UNITA encontrasse uma forma de tirar o Carlos Alberto da ERCA, chegando mesmo a propor que a UNITA se juntasse a Adelino Marques de Almeida, Presidente da ERCA, para o tirar da ERCA, pois estava a denunciar coisas da UNITA e os seus negócios escuros. Foi a UNITA, liderada pelo Presidente Isaías Samakuva, que discordou da ideia de ACJ em tirar o CA da ERCA, pois entendia que estava a fazer bem o seu papel, apesar de criticar também a UNITA e a permanência de Isaías Samakuva. ACJ não conseguiu responder se tira ou não o Carlos Alberto da ERCA por peso de consciência, pois sabe que todos os responsáveis da UNITA sabem que ele foi “duplo rosto” com Carlos Alberto, já que à frente da imprensa dizia que estava satisfeito com o desempenho de Carlos Alberto, quando era ele que, por trás, fazia justamente o contrário nas reuniões da UNITA.
Sobre a acusação de Carlos Alberto que não tem o curso superior de Engenharia Electrotécnica, tal como ele se apresenta na brutal campanha que faz nas redes sociais – como se os cidadãos fora da UNITA, nas redes sociais, é que votam! -, não conseguiu igualmente responder. Apenas disse que o documento que Carlos Alberto mostrou é da sua filha mas que não está no seu processo indivudual na Assembleia Nacional. É outra mentira. O documento que Carlos Alberto postou está sim no processo individual, na Assembleia Nacional, de ACJ. Aliás, a denúncia saiu da própria Assembleia Nacional. E Carlos Alberto desafiou os jornalistas a irem constatar. ACJ disse que a Assembleia Nacional apenas pede uma autobiografia, mas não conseguiu responder se a acusação de que não terminou o curso superior é ou não verdadeira. Em nenhum momento disse que a acusação é falsa, o que mostra bem o que Carlos Alberto já escreveu. Adalberto Costa Júnior é mentiroso. Mentiu à Assembleia Nacional. Prestou falsas declarações à Assembleia Nacional. Cometeu crime de falsa qualidade. É desonesto. É intriguista. É sem carácter. Atropela tudo e todos para ser Presidente. Respondeu que o tempo vai responder se é licenciado ou não, quando um político que se preze, perante tamanha responsabilidade de ser Presidente da UNITA, maior partido da oposição, devia mostrar o certificado ao jornalista, dizendo que se trata de uma difamação e que até vai levar a tribunal o Carlos Alberto. É assim que um político sério e honesto, em qualquer parte do mundo, candidato a uma eleição, age. Pelo contrário, preferiu fazer uma colagem com alegados pronunciamentos dos directores da RNA e do Jornal de Angola de que ACJ não vai ganhar, para dizer que Carlos Alberto e os directores dos órgãos púbicos de comunicação social foram pagos pelo MPLA para andar atrás de ACJ. Isto é pura mentira. É uma manipulação que ele está a fazer, uma vez que Jonas Savimbi, antes de morrer, disse que a UNITA tinha de apostar no inimigo do MPLA. É tudo uma falsidade que ACJ está a arranjar para dizer às pessoas que é o MPLA que está por trás das acusações de Carlos Alberto. E penso até que seja o próprio Adalberto Costa Júnior a pedir que Álvaro Sobrinho, seu amigo, fizesse uma queixa contra si à PGR, para que ele seja eleito pelos delegados ao Congresso da UNITA, como indicador de que o MPLA está a fazer tudo para que ele não seja Presidente da UNITA e ganhar votos por pena. É o mesmo discurso em relação a cor da sua pele. ACJ está a manipular a sociedade angolana e é pena que os meus colegas jornalistas não consigam investigar o perfil dos nossos políticos para aferir o que digo aqui.
Por outro lado, todos os feitos que ele disse que conseguiu no Parlamento não lhe pertencem. É falso. O grupo parlamentar da UNITA é um todo. Nos candidatos, José Pedro Kachiungo é deputado e até adjunto de ACJ, Raúl Danda é deputado e Alcides Sakala é deputado. O único que não é deputado é o Kamalata Numa. Como ele pode dizer na entrevista que foi ele que fez tudo, se os outros candidatos também fizeram parte do grupo parlamentar da UNITA? Não deram subsídios? Tudo é da cabeça de Adalberto Costa Júnior? Vê-se claramente que este senhor não tem nenhum carácter nem respeito pelos seus próprios companheiros do grupo parlamentar. Com este perfil, serve para ser Presidente da UNITA? Serve para ser Presidente de Angola? É claro que não. Eu não votaria num indivíduo que mostra claramente ser falso, desonesto, irresponsável, manipulador, mentiroso, que tudo faz para ser Presidente. Este senhor Adalberto Costa Júnior é um indivíduo perigoso. Escrevam isso.
Felicito o Walter Cristóvão e à Rádio Ecclesia pela entrevista. Eu, enquanto cidadão, eleitor, tirei todas as ilações de que precisava.
Carlos Alberto (in facebook)
Por Felicitação Ao Trabalho de Walter Cristóvão
30. 10.2019